O último sábado foi dia de fotografar a Entrada dos Palmitos, durante a Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes.
Voltei a fotografar há pouco tempo e ainda estou aprendendo, não só a parte técnica, mas também a ter paciência e lidar com as frustrações de não conseguir aquele registro que eu havia visualizado mentalmente. Ir além do olhar.
Mas de todas as fotos que fiz no último sábado (e foram muitas), foi uma delas que realmente fez todo o esforço do dia valer a pena.
Em um primeiro momento, a moça retratada acima me chamou a atenção por conta do bebê que carregava, tão pequeno, mas já fazendo parte da tradição da Congada Santa Ifigênia no Divino. Era como se eu tivesse certeza de que, pelo menos ali, o futuro desse grupo estava garantido.
Ao mesmo tempo em que havia alegria no ar, também havia uma certa tristeza no olhar da moça. Foi logo depois da foto que descobri que Shawanda Afonso, rainha da Congada Santa Ifigênia, havia falecido há poucas semanas.
Para mim, essa imagem revela esse misto de tristeza, saudade, alegria e fé. Uma mãe com uma compreensão infinita de todos os sentimentos que cabem ali, em um bebezinho em seus braços.
Provavelmente nunca me esquecerei deste olhar.
**Fotos: Congada Santa Ifigênia na Entrada dos Palmitos e Fernanda de Souza com seu bebê (Arquivo pessoal/Amanda de Almeida)